Após vencimento, Ministério da Saúde incinera 10,9 milhões de doses de imunizantes em 2024
De acordo com o Ministério da Saúde, as campanhas de desinformação impactaram a adesão da população aos imunizantes. A pasta assegurou que não há falta de vacinas no país
10,9 milhões de vacinas com o prazo de validade expirado foram incineradas pelo Ministério da Saúde em 2024. O número foi divulgada pela coluna do Tácio Lorran, do Metrópoles.
Conforme os dados obtidos através da Lei de Acesso à Informação, a maior parte das incinerações foram de vacinas da Covid-19, mas há também doses para febre amarela, tétano, gripe e outras doenças. A quantidade de imunizantes desperdiçados deve ser maior ainda, já que o estoque do Ministério da Saúde armazena outras 12 milhões de doses que já venceram, incluindo 9 milhões da Janssen contra a Covid-19, que também devem ser incineradas.
De acordo com o Ministério da Saúde, as campanhas de desinformação impactaram a adesão da população aos imunizantes. A pasta assegurou que não há falta de vacinas no país.
Confira quantos e quais imunizantes foram incinerados:
BCG intradermica – 115.910
Vacina contra febre amarela – 663.220
Vacina contra febre tifoide – 260
Vacina contra gripe – 460
Vacina contra SARS-CoV-2 – 6.413.660
Vacina humana contra cólera susp oral 1,5ml – 1853
Os números podem aumentar até o fim de 2024, já que são parciais. A Saúde ainda explicou, em ofício, que “não possui gerência sobre a incineração no âmbito estadual”.