99,8% dos municípios brasileiros informaram ter serviço de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos em 2023. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada através da Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2023 – Suplemente de Saneamento (Munic) nesta quinta-feira, 28.
No Ceará, 183 cidades cearenses informaram possuir o serviço de limpeza urbana em 2023, conforme o levantamento. Apenas um município reportou não disponibilizar o serviço: Orós, no Centro-Sul do Ceará.
A cidade faz parte do pequeno grupo brasileiro de municípios que não executam limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Na lista estão, além de Orós, Onda Verde (SP), Aceguá (RS), Nova Maringá (MT), Laranja da Terra (ES), Taquari (RS), Itaituba (PA) e Santa Bárbara d’Oeste (SP).
Apesar de quase todas as cidades brasileiras executarem o serviço, 31,9% delas informaram que ainda utilizavam lixões para dispor esses resíduos. Na pesquisa, 28,6% dos municípios declararam utilizar aterros sanitários e 18,7% reportaram destinar o lixo para aterros controlados.
Por região, o Nordeste lidera na execução do serviço, com 99,9% de cobertura. Centro-Oeste (99,8%) e Sudeste (99,8%) aparecem em seguida. As regiões Norte e Sul possuem cobertura de 99,6% cada.