Ao longo desta sexta-feira, 29, a Receita Federal paga o lote de restituições da malha fina de novembro. 221.597 contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco receberão o dinheiro.
O crédito bancário das restituições totaliza R$ 558,8 milhões. Desse total, R$ 306,8 milhões serão destinados a contribuintes que possuem prioridade legal, o que corresponde a:
- 4.802 restituições para idosos acima de 80 anos;
- 34.287 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 3.570 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 8.898 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
88.246 restituições são destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-Preenchida ou optado por receber a restituição via PIX. Foram contempladas, ainda, 73.151 restituições destinadas a contribuintes não prioritários. Por fim, foram incluídas no lote 8.643 restituições de contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).
O pagamento será feito na conta ou na chave PIX do tipo CPF informada na declaração do IR. Se o contribuinte não estiver na lista, deve entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Caso haja pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.