Uma reforma administrativa no governo estadual do Ceará está sendo planejada pelo governador Elmano de Freitas (PT), com mudanças que deverão ser anunciadas ainda em dezembro e aplicadas a partir do início de 2025. A informação foi confirmada pelo deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT), líder do governo e recém-eleito presidente da Assembleia Legislativa, conforme o colunista Érico Firmo, do jornal O Povo.
Entre as alterações planejadas, está a possível nomeação do deputado estadual Fernando Santana (PT) para uma secretaria estadual. “Acredito que o deputado Fernando foi chamado e deverá assumir uma cadeira de secretário estadual. Deve estar indo para o governo nessa minirreforma administrativa que o governador deve operar agora em dezembro para começar a partir de 1º de janeiro”, afirmou Aldigueri.
Antes de assumir a pasta, Fernando Santana ocupará temporariamente a presidência da Assembleia Legislativa em janeiro. Atualmente, ele é 1º vice-presidente e deverá assumir o cargo com a renúncia do presidente Evandro Leitão (PT), que tomará posse como prefeito de Fortaleza no dia 1º de janeiro. Santana ficará à frente da Assembleia até 1º de fevereiro, quando Aldigueri assumirá oficialmente a presidência da Casa.