A inegável guinada de investimentos públicos e privados em Quixeramobim permitiram que a cidade, ao longo dos últimos quatro anos, ficasse em evidência no Sertão Central, atraindo olhares de entes públicos e privados para o Coração do Ceará. Esse crescimento é sentido nos dados estatísticos e no dia a dia da população, seja na educação, na saúde, na infraestrutura, no comércio ou em outras áreas.
Considerada histórica, uma das principais conquistas do município foi a implantação do curso de Medicina. Pública, através de uma das melhores universidades do Norte e Nordeste – a UECE -, a graduação se tornou um marco extremamente importante para alavancar o ensino superior local e trazer estudantes de diversas partes do Ceará para Quixeramobim.
No Comércio, a cidade se prepara para a chegada do Boulevard Shopping, um investimento milionário que trará novos empreendimentos para o município. Aliado a isso, o município ainda receberá seu primeiro cinema, através do Supermercado Pinheiro, com previsão para ser entregue em meados de 2025. A cidade, além do Pinheiro, ainda possui uma unidade do Mateus, contando, assim, com dois dos principais supermercados do Norte e Nordeste.
Já na Indústria, um dos principais motores econômicos locais, a Terra do Conselheiro viu a chegada de outras duas fábricas: a Zahonero e a Box Print. Ambas, aliadas à expansão da Aniger, vão impulsionar ainda mais o desenvolvimento da cidade e da região, com a oferta de novos empregos e a injeção de mais capital na economia.
O maior investimento, até o momento, de mais de meio milhão de reais, é o porto seco que será construído no município em localização estratégica em razão da passagem da transnordestina, a maior obra em andamento no país atualmente. O empreendimento, que será uma “cidade dentro da cidade”, promete trazer empresas nacionais para atuação local, como é o caso da Vibra, a maior distribuidora de combustíveis do Brasil.
Todos esses investimentos e muitos outros fazem de Quixeramobim, hoje, a capital do desenvolvimento no Sertão Central. Com o maior PIB da região, o município está se tornando o protagonista do Centro do Estado, através de políticas públicas e articulações estratégicas de Cirilo, Edmilson e Afrânio em busca de fazer desta cidade um dos motores mais eficazes para a economia do Ceará e destaque no Interior do Estado.
“Fato é que Quixeramobim ganha atenção, hoje, em diversos setores. E a busca pelo bem coletivo, seja feita pela gestão municipal ou por terceiros, beneficia a quem mais precisa: a população”. Essas foram as palavras de Sérgio Machado, diretor-presidente do Sistema Maior de Comunicação.
Com tudo isso, não só Quixeramobim, mas todas as cidades vizinhas saem fortalecidas. Os investimentos feitos aqui mostram o quanto a região é importante para o crescimento do Ceará. Dessa forma, é possível apenas uma constatação: o município se tornou o guia do desenvolvimento do Sertão Central cearense.