Quixeramobim conquistou o título de “Cidade Angels”, uma certificação internacional concedida pela farmacêutica Boehringer Ingelheim em parceria com a Organização Mundial do AVC. A cidade é a quinta no Brasil e a primeira no Nordeste a receber a honraria, que reconhece a excelência na prevenção e no tratamento do acidente vascular cerebral (AVC).
De acordo com Kamila Fachola, gerente da iniciativa no Brasil, o programa “Cidade Angels” foi criado há dez anos com o objetivo de ajudar profissionais e unidades de saúde a implementar práticas eficazes no combate à doença. Para obter a certificação, o município deve ter uma rede integrada de saúde e educação que promova conscientização, atendimento e tratamento de alta qualidade relacionados ao AVC.
Os critérios avaliados incluem o desempenho de unidades de saúde, escolas, Samu e hospitais, com validação feita pela Organização Mundial do AVC. Após um ano de trabalho, Quixeramobim cumpriu todos os requisitos e, a partir de agora, será reavaliada anualmente para manter o título. Cidades que não atendem às exigências perdem a certificação.