Home Tempo Chuvas ficam dentro da média em dezembro, mas com desvio negativo em...

Chuvas ficam dentro da média em dezembro, mas com desvio negativo em relação à normalidade

As principais chuvas ocorreram nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, além do dia 20, quando as precipitações estiveram concentradas principalmente no Sul do Estado

Foto: Marciel Bezerra/Funceme

As chuvas registradas em dezembro ficaram dentro da média climatológica para o período, apesar de apresentarem um desvio negativo de aproximadamente 10%. Os maiores acumulados foram observados na região do Cariri. As informações foram divulgadas na manhã desta sexta-feira, 3, pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

De acordo com dados parciais do órgão, o acumulado médio no Estado foi de 28,3 milímetros, um pouco abaixo da média histórica para o mês, que é de 31,3 mm, um desvio negativo de 9,6%.

As principais chuvas ocorreram nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, além do dia 20, quando as precipitações estiveram concentradas principalmente no Sul do Estado.

O início mais chuvoso do mês foi influenciado pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema atmosférico característico do período de Pré-Estação no Ceará.

Por região

A região do Cariri teve os melhores números de precipitações, com acumulado de 74,3 mm. No entanto, o Litoral de Fortaleza foi a única macrorregião a registrar chuvas acima da média em dezembro, com 57,9 mm, um desvio positivo de 139%.

Em relação aos menores registros, a Ibiapaba contabilizou 19,2 mm, dentro da média, mas com desvio negativo de 45,4%. A região é seguida pelo Sertão Central e Inhamuns, que teve 20,9 mm de chuva em dezembro, também dentro da média, mas 32,6% a menos do que o normal.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here