Home Justiça Alexandre de Moraes: Redes sociais só operarão no Brasil se respeitarem as...

Alexandre de Moraes: Redes sociais só operarão no Brasil se respeitarem as leis

A declaração do ministro coincide com o anúncio da Meta, controladora do Facebook e Instagram, que decidiu encerrar seu programa de verificação de fatos

Foto: Nelson Jr./STF

Durante cerimônia que marcou os dois anos dos ataques de 8 de janeiro de 2023, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira, 8, que as redes sociais só poderão continuar operando no Brasil caso cumpram as leis vigentes no país. Ele também criticou “bravatas de dirigentes irresponsáveis”.

Moraes destacou que as plataformas digitais desempenharam um papel central na disseminação de discursos de ódio e na organização de movimentações golpistas, que culminaram nos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília. Para o ministro, as redes sociais precisam se alinhar às normas brasileiras para evitar novos atentados.

A declaração do ministro coincide com o anúncio da Meta, controladora do Facebook e Instagram, que decidiu encerrar seu programa de verificação de fatos. A empresa está implementando um modelo de “notas de comunidade”, semelhante ao adotado pelo X (antigo Twitter), de Elon Musk.

O discurso de Moraes reforça a urgência de regulamentação das redes sociais no Brasil. Ele enfatizou que esses espaços não podem ser usados como ferramentas para a propagação de discursos antidemocráticos e práticas contrárias à democracia.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here