Home Agropecuária Leite pode ficar mais barato com aumento da produção no Ceará em...

Leite pode ficar mais barato com aumento da produção no Ceará em 2025

Esse crescimento na produção pode levar a uma queda nos preços, pelo menos em teoria

Foto: Fabiane de Paula

A expectativa de que o leite possa ficar mais barato em 2025 no Ceará está ganhando força, graças ao aumento da produção leiteira no estado. Segundo dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) de 2023, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ceará é o 9º maior produtor de leite do país, com uma produção de mais de 1,13 bilhão de litros. A informação é do Diário do Nordeste.

Para 2024, a previsão é que a produção de leite no Ceará atinja dois bilhões de litros, superando inclusive o estado de São Paulo, que é o 6º maior produtor nacional. Esse crescimento na produção pode levar a uma queda nos preços, pelo menos em teoria.

No entanto, especialistas alertam que a situação não é tão simples. Antunes Mota, presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Ceará (Sindlaticínios-CE), afirma que, apesar do aumento da produção, os custos de produção, como mão de obra, energia elétrica e insumos, ainda são altos. Além disso, a alta do dólar também pode pressionar os preços dos derivados do leite, como iogurte e queijos.

Apesar dessas preocupações, a perspectiva de chuvas acima da média durante a quadra chuvosa (fevereiro a maio) pode aumentar a oferta de leite e, consequentemente, reduzir seus preços no inverno.

Em resumo, enquanto o aumento da produção leiteira no Ceará pode sugerir uma queda nos preços, fatores como custos de produção e a alta do dólar ainda podem influenciar o mercado de maneira significativa.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here