Formado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, o Congresso Nacional é a instituição que os brasileiros menos confiam, de acordo com a nova pesquisa AtlasIntel, encomendada pela CNN Brasil.
Conforme o levantamento, 82% dos brasileiros não confiam no Congresso. Apenas 9% dizem confiar e 9% não sabem. Entre os que confiam e não confiam, a diferença é de 73%.
As Igrejas Evangélicas são a segunda instituição que os brasileiros menos confiam. Na pesquisa, elas aparecem com apenas 18% de confiança, enquanto os que não confiam chegam a 73% – uma diferença de 55%. Já a Igreja Católica apresenta o menor percentual de desconfiança entre as instituições brasileiras, com 34%, e confiança de 43% da população.
Exército e Forças Armadas aparecem logo em seguida, também com desconfiança da população, com 72%. 24% confiam na instituição.
As três instituições que os brasileiros mais confiam são a Polícia Federal (53%), a Polícia Militar (50%) e o Supremo Tribunal Federal (49%). As desconfianças dos três são, respectivamente, 32%, 38% e 47%. A Polícia Civil, assim como a Igreja Católica, apresenta o menor nível de desconfiança da pesquisa, com 34%. 48% confiam na instituição.
A pesquisa AltasIntel foi feita entre os dias 11 e 13 de fevereiro, com 817 brasileiros. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.