Um homem foi morto a tiros dentro do Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza, na tarde deste domingo, 2. O suspeito entrou no hospital durante o horário de visitas, dirigiu-se à unidade onde a vítima estava internada e efetuou cinco disparos. Ambos seriam integrantes de facções criminosas rivais.
Após o crime, o suspeito foi apreendido por agentes do Grupo de Operações Especiais da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). Em publicação nas redes sociais, o governador Elmano de Freitas informou que o crime foi praticado por um “menor infrator, que tirou a vida de um rival”, e que ele foi capturado ainda no local pela Polícia Militar e Guarda Municipal. O governador também anunciou a elaboração de um plano de segurança para as unidades de saúde, em parceria com o prefeito Evandro Leitão, incluindo a instalação de sistemas de reconhecimento facial no IJF.
Este é o segundo homicídio ocorrido dentro do IJF em menos de um ano. Em abril de 2024, um ex-funcionário da unidade decepou a cabeça de um trabalhador por ciúmes da companheira. O caso chamou atenção para falhas no sistema de entrada e segurança do hospital, que é referência no atendimento a vítimas de traumas de alta complexidade.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que as forças de segurança estão em diligências para capturar o suspeito já identificado de ter cometido o homicídio. A principal linha de investigação sobre a motivação do crime aponta para um conflito entre facções criminosas.
A direção do IJF afirmou que as famílias das vítimas estão sendo acolhidas e que a situação está sendo acompanhada pelos órgãos de segurança, que estão recebendo todo o apoio para as investigações. Os atendimentos aos pacientes seguem sendo realizados sem interrupção.
O caso reacende o debate sobre a segurança nas unidades de saúde de Fortaleza, especialmente no IJF, que já foi palco de outros episódios violentos. As autoridades locais buscam implementar medidas para garantir a integridade de pacientes e profissionais que frequentam o hospital.