Home Sertão Central Operação do MPCE em Choró desmonta suposto esquema de desvio de dinheiro...

Operação do MPCE em Choró desmonta suposto esquema de desvio de dinheiro público com empresas de fachada

A ação resultou no afastamento, por dez dias, de uma servidora pública

Foto: Reprodução/WhatsApp

O Ministério Público do Ceará, por meio da Promotoria de Justiça de Choró e do Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC), com apoio da Polícia Civil do Estado, deflagrou, na manhã desta sexta-feira, 21, a Operação “Fictus”, que investiga um suposto esquema de desvio de dinheiro público num dos órgãos da Prefeitura Municipal, por meio de contratos firmados com empresas de fachada. A ação resultou no afastamento, por dez dias, de uma servidora pública.

Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão nas residências de agentes públicos e de empresários e nas sedes O de cooperativas que mantinham contratos com a Prefeitura de Choró. A ação ocorreu nos municípios de Aquiraz, Choró, Fortaleza, Maracanaú e Quixadá e na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Os investigados poderão responder por ato de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública.

A operação recebeu o nome de “Fictus”, palavra de vem do latim e que significa “falso”, tendo em vista que as cooperativas são fictícias. O caso está sob sigilo judicial.

Crise política em Choró

Choró enfrenta uma grave crise política desde a operação do MPCE, que resultou na prisão temporária do prefeito eleito Bebeto Queiroz (PSB), que sequer chegou a assumir o cargo. Após ser liberado, ele foi alvo de uma nova operação da Polícia Federal e, desde então, está foragido há meses, conseguindo driblar as forças de segurança e a própria justiça. Atualmente, o município está sob o comando do vereador e presidente da Câmara, Paulo George de Sousa Saraiva, o Paulinho (PSB).

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile