Home Geral Filho de Sobral, Padre Ibiapina dá passo rumo à santidade

Filho de Sobral, Padre Ibiapina dá passo rumo à santidade

Padre Ibiapina foi um sacerdote brasileiro que viveu no século XIX e dedicou sua vida à evangelização e à caridade pelo sertão nordestino

Foto: Reprodução

O Papa Francisco publicou nesta segunda-feira, 31, um decreto reconhecendo o padre José Antônio Maria Ibiapina como “Venerável”, um título que marca um importante passo rumo à santidade na Igreja Católica. Padre Ibiapina foi um sacerdote brasileiro que viveu no século XIX e dedicou sua vida à evangelização e à caridade pelo sertão nordestino.

Vida e Missão

Nascido em Sobral, no Ceará, em 1806, Ibiapina foi ordenado sacerdote em 1853 e percorreu diversas regiões do Nordeste pregando e construindo Casas de Caridade. Sua obra social teve um grande impacto nos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, proporcionando abrigo e assistência a pessoas pobres e necessitadas.

No Rio Grande do Norte, ele fundou a Casa de Caridade de Santa Luzia de Mossoró, além de outras duas instituições em Açu e Acari. Essas casas eram destinadas a acolher e instruir jovens em situação de vulnerabilidade, além de oferecer cuidados aos doentes e desamparados.

Últimos anos e legado

Em 1875, padre Ibiapina foi acometido por uma paralisia progressiva dos membros inferiores, o que o obrigou a se locomover em uma cadeira de rodas. Com o agravamento de sua saúde, veio a falecer em 19 de fevereiro de 1883.

Reconhecimento do Vaticano

O decreto do Papa Francisco destaca que o padre Ibiapina foi reconhecido como venerável “por sua existência exemplar, por ter vivido uma fé intensa, alimentada pela oração constante e pela Eucaristia e evidenciada por sua constante confiança em Deus e em sua Providência em cada escolha de vida”. O Vaticano também ressaltou que a fama de santidade do sacerdote continuou após sua morte, acompanhada de testemunhos de graças atribuídas à sua intercessão.

A declaração de venerável é um passo fundamental no processo de canonização, que pode futuramente levar à sua beatificação e santificação caso milagres sejam reconhecidos pela Igreja.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here