Home Política Larissa Gaspar propõe plebiscito para decidir sobre renovação da concessão da Enel

Larissa Gaspar propõe plebiscito para decidir sobre renovação da concessão da Enel

A consulta popular garantirá que os cidadãos possam se manifestar democraticamente sobre a continuidade da concessão da Enel no Estado

Foto: Junior Pio/Alece

A deputada estadual Larissa Gaspar (PT), segunda vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (Alece), apresentou no Parlamento cearense uma proposta de decreto legislativo que convoca um plebiscito para que a população cearense decida sobre a renovação da concessão da Companhia Energética do Ceará (Enel). A iniciativa tem como base o artigo 49, inciso I, da Constituição Estadual e a Lei Complementar nº 29, de 21 de fevereiro de 2002.

A Enel solicitou a renovação de sua concessão por mais 30 anos. No entanto, a empresa foi alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Alece, que apontou diversos problemas nos serviços prestados, incluindo precariedade no trato com seus trabalhadores e a insatisfação generalizada dos consumidores.

Caso o decreto seja aprovado, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), com o apoio da Assembleia Legislativa, será responsável por tomar as medidas necessárias para a realização do plebiscito. A consulta popular garantirá que os cidadãos possam se manifestar democraticamente sobre a continuidade da concessão da Enel no Estado.

O eleitorado será chamado a responder “Sim” ou “Não” à seguinte questão: “Você é a favor da renovação da concessão da Companhia Energética do Ceará (Enel?)”. As despesas para a realização do plebiscito serão cobertas por dotações orçamentárias específicas, conforme previsto em convênio a ser firmado com o TRE-CE.

A deputada Larissa Gaspar destaca que a medida busca garantir transparência e participação popular em um tema que impacta diretamente a qualidade dos serviços de energia prestados à população. “A insatisfação com os serviços da Enel tem sido crescente e nada mais justo do que a própria população decidir se deseja ou não a continuidade dessa concessão. O plebiscito é um instrumento democrático que dá voz ao povo cearense”, afirmou a parlamentar.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here