A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 2, revelou que a reprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 56%, o pior índice desde o início de seu mandato. O percentual representa um aumento de sete pontos em relação ao último levantamento, realizado em janeiro, quando a avaliação negativa era de 49%.
O levantamento também apontou que 41% dos entrevistados aprovam a gestão de Lula, uma queda de seis pontos em comparação aos 47% registrados na pesquisa anterior. Já 3% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Contexto e Medidas do Governo
Este é o primeiro levantamento após o pacote de medidas anunciadas pelo governo para conter a crescente insatisfação popular. No início de março, Lula aprovou um conjunto de ações voltadas para a redução do preço dos alimentos, um dos principais fatores apontados como causa do aumento da reprovação. Além disso, o governo tem investido em agendas estratégicas, como a ampliação do acesso ao crédito por meio do empréstimo consignado para trabalhadores CLT e a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil.
Recortes Regionais e de Grupos Sociais
A pesquisa também revelou diferenças significativas na aprovação do presidente entre as regiões do país. No Nordeste, a aprovação caiu para 52%, enquanto a reprovação chegou a 46%. No Sul, a rejeição ao governo é ainda maior, atingindo 64%, contra 34% de avaliação positiva.
Outro dado relevante é que, pela primeira vez, a desaprovação superou a avaliação positiva em grupos como mulheres e pessoas pretas e pardas.
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 27 e 31 de março e ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais.