Home Saúde Falta de medicamentos em postos de saúde de Fortaleza afeta tratamentos; secretaria...

Falta de medicamentos em postos de saúde de Fortaleza afeta tratamentos; secretaria diz que começou reabastecimento

Estão na lista de remédios em falta: glifage, gliclazida, sinvastatina, ibuprofeno, entre outros, além de medicamentos para tratamentos de diabetes e hipertensão.

Foto: Divulgação/Pref. de Fortaleza

Postos de saúde de Fortaleza estão sem medicamentos básicos há meses. A situação foi discutida na 284ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza (CMSF), em 11 de março. A informação foi divulgada pelo Diário do Nordeste, que constatou a falta de remédios em pelo menos quatro postos de saúde da capital cearense.

Em todos os locais visitados houve reclamação sobre a falta de pelo menos um remédio, de dipirona a medicamentos de uso contínuo, como para diabetes e hipertensão. Estão na lista de remédios em falta: glifage, gliclazida, sinvastatina, ibuprofeno, entre outros.

A secretária da Saúde do Fortaleza, Socorro Martins, informou, na reunião do dia 11, que a previsão para as medicações serem repostas era por volta do dia 25 de março. Em relação a janeiro e fevereiro, ela informou que os pedidos deveriam ter sido feito em 2024, durante a gestão do ex-prefeito José Sarto (PDT), em razão da programação dos fornecedores.

A Secretaria informou, através de nota enviada ao Diário do Nordeste, que está reabastecendo os postos de saúde com medicamentos, “iniciando com os itens de maior necessidade da população”.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here