O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), exonerou o deputado estadual Osmar Baquit (PSB) do cargo de secretário executivo da Regional 4. A mudança foi publicada na edição desta sexta-feira, 4, do Diário Oficial do Município (DOM). Apesar da saída da pasta, Baquit continuará na gestão municipal, agora à frente da Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais.
O novo nome para assumir a Regional 4 ainda não foi definido.
A nomeação de Baquit para o comando da Regional 4 havia sido anunciada no último dia de 2024. Na ocasião, ele revelou que teve apenas duas horas para decidir se aceitaria o convite. “Resolvi dar uma oxigenada. Eu sou amigo/irmão do Evandro, desde que ele era presidente do Ceará e eu do Fortaleza. Sempre fomos amigos, nunca teve briga. Na Assembleia nos aproximamos demais. Ele tinha a preferência por mim para ser o presidente”, declarou o parlamentar.
A Secretaria Executiva da Regional 4 havia ficado sob responsabilidade de Baquit de forma provisória, após a extinção da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), que ele chegou a chefiar. Com a reestruturação, Baquit permanece na Prefeitura, mas agora como responsável pela coordenadoria especial.
Trajetória e proximidade com Evandro
Osmar Baquit e Evandro Leitão já se conheciam antes mesmo de ingressarem na política institucional. Durante os anos 2000, Evandro presidiu o Ceará Sporting Club, enquanto Baquit esteve à frente do Fortaleza Esporte Clube, entre 2011 e 2014. A relação de amizade entre os dois se consolidou também na Assembleia Legislativa, onde Baquit está atualmente no seu sétimo mandato como deputado estadual.
Natural de Quixadá, Baquit já foi vice-prefeito do município, além de ter exercido funções importantes no Governo do Estado, como líder das gestões de Beni Veras e Lúcio Alcântara (União Brasil) na Alece, e secretário da Aquicultura e Pesca durante o governo de Camilo Santana (PT).
Apesar de integrar o secretariado de Fortaleza neste início de mandato de Evandro Leitão, Baquit já declarou que pretende disputar a reeleição para deputado estadual em 2026.