As fortes chuvas que caíram no último domingo, 6, voltaram a causar estragos na Região Metropolitana de Fortaleza. Um dos locais mais afetados foi o Abrigo Anjo de Quatro Patas, situado no bairro Metrópole, em Caucaia, que acolhe cerca de 400 animais, entre cães, gatos e até um bode. O local foi totalmente alagado, resultando na morte de quatro cães e três gatos, além de causar graves danos à estrutura do abrigo.
Segundo os responsáveis, a água subiu rapidamente, chegando até a metade das paredes e invadindo não apenas o abrigo, mas toda a área ao redor. Muitos dos animais — que são, em sua maioria, deficientes físicos ou com necessidades especiais — conseguiram se proteger em locais mais altos, como cadeiras e bancadas. Mas, infelizmente, nem todos conseguiram escapar.
“Esses animais são totalmente doentes e o abrigo só acolhe esses animais, não acolhe animais saudáveis. É um local que tem um trabalho muito importante para esses bichos”, destacou Márcio Sousa, da Sociedade Protetora Ambiental do Ceará (SPA-CE), em entrevista ao Portal GCMais.
A presidente do abrigo, Isa Lima, descreveu o cenário de desespero e perdas. “A enchente de ontem foi maior. Perdi geladeira, freezer onde eu colocava o alimento deles. No momento está controlado, né? Porque as águas baixaram e pedi a Deus mesmo para não chover hoje. Ainda assim, conseguimos limpar só uma parte do abrigo, mas ainda falta muito”, relatou, emocionada.
Campanha de doações
Para recuperar o espaço e continuar oferecendo abrigo e cuidados aos animais, foi iniciada uma campanha de arrecadação. Quem quiser ajudar o Anjo de Quatro Patas pode fazer doações de qualquer valor via Pix, utilizando a chave do CNPJ: 41.800.276/0001-31.