Um homem de 35 anos morreu, em Fortaleza, no último sábado, 26, após ter sido internado por ter engasgado com uma espinha de peixe e ter engolido uma pedra para tentar desobstruir a garganta. O caso ocorreu em Boa Viagem, no Sertão Central.
De acordo com a família, no dia 20 de março o homem engasgou com a espinha de peixe após jantar, na localidade de São Pedro, na zona rural de Boa Viagem. Diante disso, ele pediu farinha à família para engolir e tentar retirar a espinha. No entanto, quando soube que não tinha farinha, ele engoliu uma pedra pequena.
De acordo com familiares, o homem estava sob efeito de álcool no momento do engasgo.
A ação dele de engolir uma pedra acabou agravando o quadro, sendo necessário levar o homem até o Hospital Municipal Adília Maria, na sede de Boa Viagem. No local, ele relatou dores e informou sobre a espinha, que a equipe médica não conseguiu encontrar. O homem, então, foi medicado e liberado.
Dois dias depois do ocorrido, ele retornou ao hospital sentindo dores e com sinais de asfixia. Ele foi transferido para o Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza, no mesmo dia, onde passou por uma cirurgia para retirada da pedra e da espinha, na primeira semana de abril.
No pós-operatório, segundo a família, foi detectada uma bactéria nos rins do homem, e ele precisou passar por hemodiálise.
O estado de saúde do homem se agravou nas últimas semanas e seu falecimento ocorreu no último sábado.