Home Sertão Central Justiça investiga possível erro médico em UPA de Quixadá após morte de...

Justiça investiga possível erro médico em UPA de Quixadá após morte de idoso

A medida foi tomada após a família levantar suspeitas de negligência e possível erro médico durante o atendimento prestado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Quixadá

Foto: Reprodução

A Justiça determinou a exumação do corpo de José Haroldo de Oliveira, de 72 anos, sepultado no cemitério municipal de Ibaretama, no interior do Ceará. A medida foi tomada após a família levantar suspeitas de negligência e possível erro médico durante o atendimento prestado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Quixadá.

O caso ocorreu em 12 de outubro de 2023, quando o idoso sofreu uma queda no banheiro de casa, localizada no bairro Baviera, em Quixadá. Segundo relatos da família, ele foi levado consciente à UPA, mas chegou ao local desacordado e precisou ser encaminhado para a sala vermelha — área reservada para pacientes em estado grave. Pouco tempo depois, José Haroldo faleceu.

O filho do idoso, Rafael Barros, afirma que o médico de plantão não registrou a causa da morte no prontuário, o que gerou desconfiança entre os familiares. Ainda de acordo com ele, o profissional negou posteriormente ter sido informado sobre a queda sofrida pelo paciente — versão contestada pela família.

“Minha maior suspeita é negligência médica. Queremos que seja feita justiça”, afirmou Rafael Barros.

Diante das dúvidas, os familiares decidiram acionar a Justiça, que autorizou a exumação do corpo. O procedimento foi realizado recentemente, e os restos mortais de José Haroldo foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Fortaleza, onde serão realizados exames periciais. Os laudos deverão esclarecer as circunstâncias da morte e se houve falha no atendimento médico.

A família aguarda agora os resultados da perícia. O caso segue em apuração judicial.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here