Municípios cearenses que registraram mais votantes do que habitantes na última eleição estão sendo investigados pela Justiça Eleitoral em um processo que analisa transferências ilegais de eleitores. Ao todo, 18 cidades foram listadas.
O procedimento inclui lista de pessoas não votantes, de até 15 anos de idade, e aqueles em que o voto é facultativo (16 a 18 anos e mais de 70 anos).
A ação foi enviada pela Procuradoria Regional Eleitoral do Ceará à Corregedoria Regional do Tribunal Regional (TRE-CE) e aponta elementos de fraudes e irregularidades em relação aos alistamentos e transferências nos 18 municípios.
A Procuradoria, na ação, pediu a Corregedoria que seja realizada a correição* do eleitorado, além de informações sobre a quantidade de alistamentos, revisões e transferências de eleitores feitos entre 2023 e 2024 nos 18 municípios.
Confira a lista das cidades que estão sendo investigadas:
- Altaneira
- Antonina do Norte
- Aratuba
- Barroquinha
- Caridade
- Fortim
- General Sampaio
- Granjeiro
- Guaramiranga
- Ibaretama
- Ibicuitinga
- Moraújo
- Ocara
- Pacujá
- Paramoti
- Palhano
- São João do Jaguaribe
- São Luís do Curu
*O que é correição – Ato ou efeito de corrigir; correção. No caso, é uma função administrativa, em via de regra de competência do poder judiciário, exercida pelo corregedor.