Um dos cartões-postais do Ceará, situado no Sertão Central, o Açude Cedro e os monólitos de Quixadá ganharam vida nova no universo dos games. Criado pelo quixadaense Littbarski Santos, atual Social Media da FADAT, o jogo Monólitos Wars mistura aventura, história e ficção científica para promover a cultura local de forma lúdica e inovadora. As informações são do O POVO.
Inspirado durante seu Trabalho de Conclusão de Curso em Sistemas de Informação, Littbarski decidiu unir sua paixão por games com o desejo de preservar a memória regional. “O projeto tinha como finalidade perpetuar a cultura e a história da construção do Cedro e levar isso para escolas e outras plataformas, isso numa época em que mal se falava de gamificação nas escolas”, relembra.
O jogo segue o estilo metroidvania, famoso por exigir do jogador espírito de exploração e atenção aos detalhes. A proposta educativa está integrada à jogabilidade: “Ao vencer os chefes, o jogador desbloqueia trechos da história do açude. E na batalha final, um alienígena só é derrotado se o jogador responder corretamente perguntas sobre o Cedro”, explica.
O desenvolvimento também enfrentou desafios, principalmente por conta da dificuldade de acesso a documentos históricos. Além disso, Littbarski, que é programador e designer, teve que aprender técnicas de pixel art para retratar visualmente o cenário. O resultado, segundo ele, tem valido a pena.
O projeto conta ainda com o apoio de Cícero Freitas, historiador e advogado, que vem contribuindo para levar a iniciativa ao reconhecimento que merece. Para o futuro, há planos de expansão: novas fases podem explorar outros locais de Quixadá ou mesmo de todo o Nordeste.