A cultura popular do Ceará tem muitos rostos, mas poucos com a trajetória e a dedicação de Eduardo Praciano, produtor cultural que há cinco décadas transforma ruas, praças, palcos e telas em espaços de arte e inclusão. Essa história foi contada, inclusive, no documentário Boa Praça, que estreou em 20 de maio de 2025, no Cineteatro Chico Anysio.
Criador e apresentador de projetos emblemáticos como Show da Praça, Programa Talentos da Terra, Entre Amigos, Conexão Cultural, Carnaval de Fortaleza e o Festival de Quadrilhas, Eduardo Praciano é responsável por revelar talentos e movimentar a cena artística cearense com criatividade, sensibilidade e compromisso social. Sua atuação também foi fundamental no movimento da Massafeira, ao lado de nomes como Ednardo, Rodger Rogério e Mona Gadelha.
Mais do que produzir eventos, Praciano construiu pontes entre o povo e a cultura. Levou arte para os terminais de ônibus, praças e bairros periféricos de Fortaleza, apostando em uma cultura acessível e participativa. Sua trajetória é marcada pela valorização da identidade nordestina e pela resistência cultural em tempos de dificuldades políticas e econômicas.
Praciano é um cearense que merece todas as homenagens. Fez da produção cultural sua missão de vida e hoje é reconhecido como um dos grandes cearenses que valorizam a cultura e a gente da Terra do Sol, cruzando gerações e fazendo dessa cultura um instrumento de transformação social.
Com informações do Divirta-CE