Os jornalistas cearenses Salomão de Castro e Rita Silveira, ambos diretores da Associação Cearense de Imprensa (ACI), foram eleitos para compor a Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). A escolha ocorreu nessa segunda-feira, 26, durante reunião híbrida do Conselho Deliberativo da entidade nacional.
A Comissão terá mandato de um ano e é composta por representantes de diversos estados, incluindo Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Roraima. Além de Salomão e Rita, integram o colegiado Antônio Serra, Fábio Costa Pinto, Marcelo Auler, Paulo Thadeu, Ricardo Moraes, Rosayne Macedo, Vilson Romero e Xico Teixeira. A presidência da Comissão ficará sob responsabilidade da jornalista Regina Pimenta.
Na mesma reunião, foram definidas as novas composições das comissões de Sindicância e de Ética nos Meios de Comunicação. Também foi eleita a nova Mesa Diretora do Conselho Deliberativo, presidido por Vitor Iório, que terá Henrique Brandão e Jamile Barreto como integrantes.
Atualmente, três representantes da ACI fazem parte do Conselho Deliberativo da ABI: Salomão de Castro (como membro titular), além de Carmina Dias e Márcia Catunda (como suplentes). O Conselho tem mandato de três anos, com renovação anual de um terço dos seus membros.