O coronel da reserva da Polícia Militar Antonio Aginaldo de Oliveira, conhecido como Coronel Aginaldo, não é mais o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. A exoneração foi oficializada na edição dessa segunda-feira, 30, do Diário Oficial do Município, a pedido do próprio ex-secretário.
A saída de Aginaldo ocorre semanas após ele se afastar temporariamente da função, alegando motivos familiares. O ex-secretário concorreu à Prefeitura de Caucaia nas eleições de 2024 pelo Partido Liberal (PL), mas terminou a disputa em quarto lugar. Em 2022, também tentou uma vaga na Câmara Federal, sem sucesso.
O prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD), comentou a exoneração nas redes sociais e agradeceu os serviços prestados por Aginaldo. “Reafirmo que seguimos firmes com o nosso compromisso de garantir mais segurança para toda a população da nossa Caucaia”, declarou o gestor.
Além da atuação recente no município, Coronel Aginaldo tem no currículo a direção da Força Nacional de Segurança Pública em 2019, durante o governo Jair Bolsonaro. Ele é casado com a deputada federal Carla Zambelli (PL), que recentemente se tornou alvo de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) e foi condenada à prisão e à perda do mandato.