Home Tecnologia Micro e pequenas empresas são alvo de 43% dos ataques cibernéticos

Micro e pequenas empresas são alvo de 43% dos ataques cibernéticos

Perda de dados, prejuízos financeiros e de credibilidade podem ser causados por falta de investimentos em segurança cibernética

Foto: Freepik

A cibersegurança tornou-se um tema fundamental para micro e pequenos empresários, especialmente diante do crescimento dos ataques cibernéticos direcionados a esse segmento. De acordo com estudos especializados, em 2019, 63% das pequenas e médias empresas sofreram algum tipo de violação de dados, sendo que 43% dos ataques cibernéticos têm como alvo exatamente essas empresas. Além do risco de invasão, 40% das pequenas e médias empresas relataram ter enfrentado oito ou mais horas de inatividade devido a violações cibernéticas, o que pode causar prejuízos financeiros e danos à reputação do negócio.

Os custos decorrentes de uma violação de dados não se limitam ao momento do incidente: um terço desses custos é percebido mais de um ano após o ocorrido, e cerca de 22% deles surgem apenas no segundo ano.

A vulnerabilidade das pequenas empresas é agravada pelo fato de que muitos proprietários ainda acreditam não serem alvos de interesse para criminosos digitais, devido ao porte reduzido e aos ativos limitados. No entanto, informações pessoais de clientes e fornecedores, dados de contas bancárias, cartões de crédito, senhas de e-mail e credenciais de acesso a serviços online são extremamente valiosos e frequentemente negociados no mercado clandestino.

“É importante que as empresas invistam em tecnologias de proteção para que não dependam apenas do fator humano atuando de uma forma consciente. É fundamental criar programas de conscientização, testar, fazer simulações e direcionar esforços de capacitação para os alvos de risco mais alto”, explica Alberto Jorge.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile