Home Economia Quase 1 milhão de famílias deixam o Bolsa Família em julho após...

Quase 1 milhão de famílias deixam o Bolsa Família em julho após aumento da renda

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, os dados indicam que essas famílias superaram os critérios de permanência no programa graças a melhorias na condição financeira

Foto: Lyon Santos/MDS

Quase um milhão de famílias brasileiras serão desligadas do Programa Bolsa Família neste mês de julho em razão do aumento da renda familiar. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, os dados indicam que essas famílias superaram os critérios de permanência no programa graças a melhorias na condição financeira.

Do total, aproximadamente 385 mil lares passaram a ter uma renda per capita superior a R$ 759, valor correspondente a meio salário mínimo. Outras 536 mil famílias encerraram o ciclo de 24 meses previsto pela chamada Regra de Proteção, que permite o recebimento de 50% do benefício original mesmo após a elevação da renda mensal para valores entre R$ 218 e meio salário mínimo por pessoa.

Mesmo com o desligamento, essas famílias continuam amparadas pela política pública. Em caso de perda de renda ou retorno à situação de pobreza, elas podem voltar a receber o benefício automaticamente por meio da regra do Retorno Garantido.

A modernização do Cadastro Único, implementada em março deste ano, também tem contribuído para tornar o processo mais eficiente. A integração com bases federais, como o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), permite atualização automática dos dados de renda das famílias, o que facilita o acompanhamento e a continuidade do auxílio para quem realmente precisa.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile