Home Fabrício Moreira da Costa “Sertão Mascarado”: exposição em Umari revela a força ancestral dos Caretas da...

“Sertão Mascarado”: exposição em Umari revela a força ancestral dos Caretas da Semana Santa

O Sítio Baixio dos Gaviões, em Umari, será palco da exposição fotográfica "Sertão Mascarado", um projeto sensível e profundo da fotógrafa e pesquisadora Alexia Duarte que documenta o intercâmbio cultural entre grupos do Sítio Logradouro, também em Umari

Foto: Divulgação

Um mergulho na rica tradição dos Caretas da Semana Santa do Centro-Sul cearense aguarda o público no próximo dia 26 de julho de 2025. O Sítio Baixio dos Gaviões, em Umari, será palco da exposição fotográfica “Sertão Mascarado”, um projeto sensível e profundo da fotógrafa e pesquisadora Alexia Duarte que documenta o intercâmbio cultural entre grupos do Sítio Logradouro, também em Umari.

O evento acontecerá no Terreiro da Mestra Ana da Rabeca, integrando a programação da 2ª TEIA CENTRO SUL.

Através de 10 impactantes fotografias autorais, Alexia Duarte revela o processo criativo dos grupos de Caretas, desde a confecção das máscaras artesanais até os vibrantes cortejos e a simbólica queima do Judas. A exposição vai além das imagens, oferecendo uma imersão completa no universo dos Caretas, com a exibição de máscaras, roupas e acessórios tradicionais como chocalhos e chicotes.

O público terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre essa manifestação cultural única em uma roda de conversa com uma pesquisadora especializada na tradição dos Caretas no Ceará.

A programação inclui ainda a projeção do curta-metragem “Sertão Mascarado”, que oferece um olhar intimista sobre os bastidores do projeto e os rituais da Semana Santa.

Para celebrar a autenticidade dessa expressão popular, grupos tradicionais de Caretas do sertão cearense realizarão apresentações ao vivo, contagiando o público com sua energia e tradição.

Alexia Duarte, a artista por trás do projeto, dedica seu trabalho a registrar e valorizar a cultura popular do interior nordestino.

Com sensibilidade e olhar documental, ela transforma momentos em narrativas visuais que preservam e homenageiam o patrimônio imaterial do Ceará.

A exposição “Sertão Mascarado” é uma oportunidade imperdível para conhecer e valorizar as manifestações culturais tradicionais da zona rural cearense, em um espaço que resiste, celebra e compartilha memórias ancestrais.

O projeto conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022), por meio do Ministério da Cultura / Governo Federal.

Serviço:
Exposição Fotográfica “Sertão Mascarado” por Alexia Duarte
Data: 26 de julho de 2025;
Local: Sítio Baixio dos Gaviões, Zona Rural, Umari-CE (Terreiro da Mestra Ana da Rabeca)
Evento integrante da 2ª TEIA CENTRO SUL

Apoio: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Lei Paulo Gustavo / Ministério da Cultura / Governo Federal.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here