A rede pública de ensino do Ceará lidera a inscrição de estudantes concluintes da educação básica para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2025, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). O índice chegou a 96,87% de inscritos, totalizando o número de 104.250 alunos. No ranking, logo atrás do Ceará, em segundo lugar, aparece o estado de Alagoas, com 92,84% de concluintes da rede pública inscritos. Em terceiro, está Goias, com 91,49%.
Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do MEC.
A secretária da Educação, Eliana Estrela, aponta que o resultado é reflexo do trabalho coletivo e do compromisso dos educadores cearenses com o futuro da juventude.
“Essa conquista mostra o trabalho incansável de toda a nossa rede. Estamos aqui para apoiar cada passo dos nossos estudantes em direção à concretização dos seus planos. Nosso papel, como rede pública, é garantir o apoio necessário para que cada jovem se sinta capaz de sonhar e realizar. O Enem é uma porta aberta para o futuro. É por meio dele que nossos estudantes podem acessar a universidade e transformar suas vidas. Por isso, garantir que todos tenham essa oportunidade é, para nós, uma prioridade”, ressalta a gestora.
O secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira, observa que nos últimos anos o Ceará tem conseguido marcas exitosas, tanto em relação às inscrições – que são sempre próximas a 100% – como na participação nos dois dias de prova.
“Isso se deve a uma política bem-sucedida e continuada de preparação dos estudantes, de trabalho com a autoestima deles e de mobilização. Na nossa visão, o Enem é para todos os estudantes que estão na 3ª série, para que possam almejar coisas novas e grandes para a sua vida, após a conclusão do Ensino Médio”, considera.
Helder destaca três grandes ações realizadas pela Seduc no sentido de fortalecer o engajamento dos alunos. A primeira é o avanço do tempo integral na rede, que permite a ampliação da rotina pedagógica, com mais perspectivas de aprendizagem e de desenvolvimento humano, considerando as dimensões cognitiva, socioemocional, cultural, científica e cidadã.
A segunda é a agenda do projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, em que a rede se mobiliza para providenciar desde a documentação oficial dos alunos, passando pela solicitação da isenção da taxa, chegando à inscrição do estudante e culminando com o Enem Vou Dois Dias, no fim do ano letivo.
Por último, há o Circuito Sou Mais Terceirão, competição que motiva as turmas a participarem das ações do Enem Chego Junto, Chego Bem e do Enem Não Tira Férias, e também, de eventos artístico-culturais e esportivos, entre outros, na trilha do Ensino Superior. Além disso, a ação busca estimular a melhoria nos índices de frequência das turmas e o desempenho escolar, tendo o viés de uma disputa saudável.
“A partir dessas três grandes iniciativas, nós vamos seguir conquistando esse processo de inclusão dos nossos estudantes no Ensino Superior. No meio disso tudo, obviamente, há muita preparação com concursos de redação, aulões preparatórios e toda uma orientação para que no cotidiano das escolas o projeto seja replicado. Então, trata-se de uma agenda que permeia o ano inteiro, que começa na Secretaria, mas que impacta o cotidiano de cada escola” conclui.