Ver essa foto no Instagram
Nesse domingo, 10, a Polícia Militar do Ceará realizou uma operação que resultou na prisão de oito pessoas envolvidas em um torneio de caça ilegal de animais silvestres na zona rural de Lavras da Mangabeira. A ação, conduzida pelo Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), ocorreu no Sítio Bom Lugar e também resultou no resgate de quatro tatu-galinhas e cães usados para a prática proibida.
Os suspeitos, com idades entre 19 e 35 anos, são em sua maioria oriundos da Paraíba, com sete detidos dessa unidade da federação, e um natural do Ceará. Eles foram autuados por violação da legislação ambiental, em especial pelo artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, que protege a fauna brasileira.
Após serem encaminhados para a Delegacia Regional de Icó, os envolvidos prestaram depoimento e tiveram lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Durante a abordagem, os policiais constataram a posse irregular dos animais, que, após avaliação, não apresentavam sinais de ferimentos e foram devolvidos à natureza.
De acordo com a legislação vigente, a caça e comercialização de animais silvestres sem autorização são crimes que podem resultar em detenção de seis meses a um ano, além de multas.