Home Educação Primeira edição do Enamed tem mais de 100 mil inscritos; prova será...

Primeira edição do Enamed tem mais de 100 mil inscritos; prova será aplicada em outubro

O objetivo do Enamed é avaliar e acompanhar a qualidade dos cursos de medicina no país e, ao mesmo tempo, criar parâmetros para a formação médica

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) registrou 105.320 inscrições, das quais 96.635 foram confirmadas após o pagamento da taxa. O exame, que passa a ser aplicado anualmente, será realizado no dia 19 de outubro em 225 municípios brasileiros.

O objetivo do Enamed é avaliar e acompanhar a qualidade dos cursos de medicina no país e, ao mesmo tempo, criar parâmetros para a formação médica. O exame substitui e aprimora parte do modelo utilizado anteriormente pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Quem vai fazer a prova

Dos inscritos confirmados, 39.839 são estudantes concluintes da graduação em medicina que finalizam o curso neste ano. Para esse grupo, a participação é obrigatória, e as inscrições foram feitas pelos coordenadores dos cursos.

Outros 56.796 participantes já são médicos formados e decidiram prestar o exame para utilizar o resultado nos processos seletivos de residência médica do Exame Nacional de Residência (Enare). O Enare é uma modalidade de seleção unificada que amplia o acesso a vagas de especialização em todo o país.

Perfil dos candidatos

As mulheres representam a maioria dos inscritos no Enamed 2025, somando 58.963 candidatas. Já os homens são 37.672.

A maior parte dos participantes tem entre 25 e 29 anos, totalizando 50.009 inscritos, sendo 32.692 profissionais já formados e 17.317 concluintes.

Formato da avaliação

A prova do Enamed será composta por 100 questões objetivas de múltipla escolha, distribuídas igualmente entre as principais áreas da medicina:

  • clínica médica;
  • cirurgia;
  • ginecologia e obstetrícia;
  • pediatria;
  • medicina de família e comunidade;
  • saúde coletiva;
  • saúde mental.

O conteúdo do exame seguirá as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de medicina e as normas que regulamentam o exercício da profissão no Brasil.

Além da prova, os estudantes concluintes deverão responder ao questionário obrigatório do Enade. Já os demais candidatos preencherão um questionário contextual e também um formulário de percepção da prova, que compõe a base de análise do desempenho do exame.

Acesse o site do exame para saber mais sobre o Enamed.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile