Os ventos devem ganhar força no Ceará nos próximos dias, alcançando velocidades de até 60 km/h, segundo previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
As rajadas mais intensas devem ocorrer entre o fim das manhãs e o início das tardes, sobretudo no litoral e em regiões serranas. A direção predominante será de sudeste, variando para leste e nordeste na faixa litorânea durante as tardes e noites devido à atuação do sistema de brisa.
No segundo semestre, os ventos ficam mais intensos no litoral nordestino, principalmente no Ceará, devido à maior atuação dos ventos alísios. Nesse período, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se desloca para o Hemisfério Norte, deixando a costa cearense sob influência direta dessas correntes de ar que sopram do Atlântico em direção ao Equador.
Além disso, o sistema de brisas marítimas, gerado pela diferença de temperatura entre o oceano e o continente, reforça as rajadas durante as tardes e noites. A geografia aberta da costa cearense e a presença de áreas serranas próximas ao litoral também contribuem para intensificar os ventos, que chegam a ser constantes e regulares, criando condições ideais para a prática de esportes náuticos.