Home Cultura Edital seleciona 30 projetos culturais no Ceará para formação, mentoria e bolsa...

Edital seleciona 30 projetos culturais no Ceará para formação, mentoria e bolsa de R$ 1.000

Atividades presenciais acontecem de 18 a 21 de setembro, na Pinacoteca do Ceará, com debates sobre os principais desafios e possibilidades da cultura digital. A experiência pretende impulsionar ideias inovadoras

Foto: Ascom Pinacoteca do Ceará

Estão abertas as inscrições, até 31 de agosto, para o Labic Fortaleza – Rede de Formação em Cultura Digital, uma iniciativa que chega à capital cearense com uma proposta transformadora: impulsionar ideias que conectam arte, tecnologia, diversidade e impacto social. Serão selecionadas 30 iniciativas culturais do Ceará para uma experiência formativa única — com oficinas, mentorias especializadas, acompanhamento técnico, palestras, além de uma bolsa no valor de R$ 1 mil para apoiar o desenvolvimento dos projetos. Tudo com certificação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A programação presencial acontecerá de 18 a 21 de setembro, na Pinacoteca do Ceará, reunindo participantes em um ambiente de troca, criação e conexão. A jornada continua até outubro com acompanhamento e apoio das equipes do projeto de forma remota.

O Labic Fortaleza busca iniciativas que já atuam em seus territórios e estão prontas para dar o próximo passo. Podem participar projetos ligados às áreas de mídias e diversidade, tecnologias sociais, culturas indígenas, meio ambiente, acessibilidade, formação livre, livro e leitura, economia solidária, entre outros.

Criado pela UFRJ, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), o Labic faz parte de uma política de formação que aposta no poder da cultura digital para promover cidadania, criatividade e democracia. Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília já receberam o evento. Esta edição, conta com a parceria do Governo do Ceará, da Secretaria da Cultura, da Pinacoteca do Ceará, do Instituto Mirante, do Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ e da Mídia Ninja.

“Queremos ativar redes, valorizar saberes comunitários e estimular o uso de tecnologias abertas em prol da inclusão e do pensamento crítico”, explica Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ.

“As Redes de Formação em Cultura Digital são espaços de produção, pensamento e enfrentamento à desinformação. Um chamado para a cultura como força democrática”, destaca Fabiano Piúba, secretário do MinC.

Serviço
Chamada pública REDE DE FORMAÇÃO EM CULTURA DIGITAL – LABIC FORTALEZA
Até 31 de agosto
Atividades presenciais de 18 a 21 de setembro
Onde: Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, s/n)
Inscrição de projetos: AQUI
Edital: AQUI
Outras informações: pontao@eco.ufrj.br

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here