Uma tradição que marca a paisagem do interior cearense está próxima de se tornar realidade em Quixadá. Após anos de reivindicações de moradores, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade um requerimento solicitando ao Poder Executivo a instalação de mastros para hasteamento da bandeira do município nas quatro entradas da cidade.
A iniciativa atende a um antigo pleito do quixadaense Wanderley Barbosa. Há anos, ele vem cobrando de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários a implantação desse pavilhão cívico, um elemento já comum na entrada de quase todos os municípios cearenses.
“Sempre observei, ao viajar pelo mundo afora, que quase todas as cidades têm, no canteiro central da rodovia, um grande mastro ostentando com orgulho a sua bandeira. Quixadá, com toda a sua grandeza e belezas naturais, precisava ter esse símbolo de identidade e amor à nossa terra”, declarou o jornalista Wanderley Barbosa.
A bandeira municipal, cuja autoria é do renomado artista plástico Waldizar Viana, residente no bairro Baviera, é carregada de significado e cores que representam a história e a riqueza cultural da “Terra dos Monólitos”. A instalação dos mastros permitirá que moradores e visitantes sejam recepcionados por esse importante símbolo.
O requerimento aprovado pela Casa legislativa foi assinado por todos os vereadores e vereadoras, demonstrando o consenso em torno da proposta. O documento agora segue para as mãos do prefeito municipal, cabendo ao chefe do Executivo acatar o pedido e determinar a instalação dos equipamentos.
A expectativa é que, uma vez implementada, a medida não apenas embeleze os acessos à cidade, mas também fortaleça o sentimento de pertencimento e orgulho da população quixadaense.