Home 1 Minuto com Sérgio Machado Talento do Sertão: jovens da UFC Quixadá brilham no Latin American Design...

Talento do Sertão: jovens da UFC Quixadá brilham no Latin American Design Awards, no Peru

Alunos do curso de Design Digital da UFC – Campus Quixadá, os jovens Anderson Oliveira, Nataly Campelo, Sávila Amancio e Yuri Lima foram reconhecidos com o projeto “Giro – Descentralizando o aluguel de bicicletas”, que propõe soluções inovadoras para mobilidade urbana e sustentabilidade

Foto: Reprodução/Instagram

Na tarde do último dia 13 de setembro, a cidade de Cusco, no Peru, foi palco da 9ª edição do Latin American Design Awards (LADAWARDS), um dos eventos mais relevantes do continente na valorização da criatividade e inovação do design. Realizada na Fábrica Têxtil de Lucre, a cerimônia reuniu profissionais e estudantes de diferentes países para celebrar o melhor do design latino-americano em suas múltiplas expressões.

O prêmio, que é dividido em duas grandes categorias – profissionais e estudantes –, contempla subcategorias como Publicidade, Animação, Marca, Digital, Editorial, Design Gráfico, Ilustração, Embalagem, Design de Tipografia e Tipografia.

Na categoria dedicada aos estudantes, 53 projetos foram premiados, avaliados por um júri composto por 45 especialistas internacionais. Diferente da categoria profissional, não há hierarquia de classificação entre os vencedores: todos os trabalhos reconhecidos têm a mesma valia, reforçando a ideia de que o talento e a criatividade não se medem em números, mas em impacto.

Entre os destaques da noite, esteve a subcategoria “Estudiantes – Digital”, que premiou 10 projetos de diferentes instituições de ensino. A avaliação foi realizada por nomes de peso no cenário internacional, como Marcos Rodrigues, Rommina Dolorier, Alan Maranho e Zhaodi Wang. Universidades brasileiras tiveram grande representatividade entre os premiados, como a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Foi nesse espaço de destaque que brilhou o talento do interior do Ceará. Alunos do curso de Design Digital da UFC – Campus Quixadá, os jovens Anderson Oliveira, Nataly Campelo, Sávila Amancio e Yuri Lima foram reconhecidos com o projeto “Giro – Descentralizando o aluguel de bicicletas”, que propõe soluções inovadoras para mobilidade urbana e sustentabilidade.

O feito ganha ainda mais relevância quando se olha para o contexto: estudantes de uma cidade do sertão central cearense competindo em igualdade de condições com grandes centros de formação nacional e internacional. O reconhecimento no LADAWARDS reafirma não apenas a qualidade da formação oferecida pela UFC Quixadá, mas também a capacidade transformadora de jovens que levam consigo as marcas de sua origem, criatividade e resiliência.

Além da categoria estudantil, a premiação também contemplou categorias exclusivas para profissionais, como o People’s Choice Award e o reconhecimento do Melhor Estúdio do Ano, consolidando o LADAWARDS como um dos grandes palcos de visibilidade para o design no mundo latino.

Para Quixeramobim, Quixadá e todo o Sertão Central, a conquista é motivo de orgulho. Mais do que um prêmio, trata-se de um marco que mostra que o talento local pode ultrapassar fronteiras e dialogar de igual para igual com a cena internacional.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile