Home Saúde Santa Casa de Sobral sedia curso sobre doação e transplante de órgãos

Santa Casa de Sobral sedia curso sobre doação e transplante de órgãos

O curso busca incentivar novos hospitais notificantes a implantarem serviços de identificação de potenciais doadores, manutenção, seleção, entrevista familiar e captação de órgãos e tecidos para transplantes

Foto: Divulgação

Integrando a programação do Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral sediou, nos dias 23 e 24 de setembro, o Curso sobre Financiamento e Faturamento do Processo de Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos. A capacitação, realizada de forma presencial, terá continuidade com um encontro on-line no dia 10 de outubro.

O curso contou com a participação de profissionais da Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa, da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Regional Norte (HRN), além de equipes das áreas de faturamento e auditoria dos prestadores de saúde. As vagas foram destinadas, prioritariamente, a profissionais de hospitais notificantes de potenciais doadores da rede pública e privada do Ceará.

A iniciativa é da Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado do Ceará em uma parceria entre a Central de Regulação em Transplantes (Cetra) e a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio da Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc).

“Os hospitais que fazem captação de órgãos têm um papel fundamental. Sem os doadores, não estaríamos hoje entre as referências no transplante de coração, pulmão, fígado, rins, córnea e medula óssea”, destacou Mônica Paiva Lima, assessora técnica da Célula de Regulação de Transplantes (Cetra).

O objetivo principal da capacitação é orientar os profissionais na verificação de inconsistências e aprimorar o faturamento dos procedimentos do processo de doação e transplante, financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (Faec).

Além disso, o curso busca incentivar novos hospitais notificantes a implantarem serviços de identificação de potenciais doadores, manutenção, seleção, entrevista familiar e captação de órgãos e tecidos para transplantes. Outro foco é fortalecer a profissionalização das CIHDOTTs, contribuindo para a sustentabilidade financeira do programa.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here