O ex-copeiro Francisco Aurélio Rodrigues de Lima foi condenado a 25 anos e nove meses de prisão pelo assassinato do zelador Francisco Mizael Souza da Silva dentro do Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza. A sentença foi proferida nessa segunda-feira, 6, pelo Tribunal do Júri da Capital, que o considerou culpado pelos crimes de homicídio qualificado consumado e homicídio tentado.
O crime ocorreu em 23 de abril de 2024, quando Aurélio invadiu o hospital, matou e decapitou Mizael. Durante o ataque, outro funcionário, Carlos Sérgio Matos de Queiroz, foi baleado, mas sobreviveu e recebeu alta quatro dias depois.
O réu recebeu 18 anos e 9 meses de prisão pelo homicídio consumado e 7 anos pelo homicídio tentado, totalizando 25 anos e 9 meses, a serem cumpridos em regime inicialmente fechado, conforme o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
Crime motivado por ciúmes
Segundo as investigações, o crime foi motivado por ciúmes. Aurélio suspeitava que a esposa tivesse um envolvimento com o zelador assassinado. O homem havia trabalhado anteriormente como copeiro no IJF, mas, no momento do crime, atuava como motorista de aplicativo.
Ele foi capturado ainda no mesmo dia, no distrito de Patacas, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza. Após a captura, teve a prisão preventiva decretada e permaneceu detido até o julgamento.
O condenado já possuía antecedentes criminais, incluindo registro por desacato e uma medida protetiva solicitada por uma mulher contra ele.