A população cearense passa a contar com um novo reforço na atenção à saúde feminina. O Governo do Ceará recebeu, nesta sexta-feira, 17, em Russas, a Carreta da Saúde da Mulher, unidade móvel do programa federal Agora Tem Especialistas. O projeto tem como foco a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, dois dos tipos que mais afetam e matam mulheres no Brasil.
A entrega contou com a presença do governador Elmano de Freitas e da secretária estadual da Saúde, Tânia Maria Coelho, além de representantes do Ministério da Saúde (MS), como o secretário de Atenção Especializada, Mozart Sales, e a diretora de Programa da Secretaria Executiva, Regina Brizolara.
Durante a cerimônia, o governador destacou que a chegada da carreta fortalece o processo de regionalização do tratamento oncológico no Ceará.
“Essa é mais uma ação voltada à saúde da mulher. A carreta vai circular por várias regiões do estado, levando atendimento e ampliando a prevenção. Agradeço ao Governo Federal por mais esse gesto concreto em prol do nosso povo”, afirmou Elmano.
A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AGSUS) e o Governo do Estado. O objetivo é reduzir as desigualdades regionais na assistência especializada, ampliando o acesso a consultas, exames, biópsias e diagnósticos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além da unidade que atenderá Russas e municípios vizinhos, uma segunda Carreta da Saúde será entregue neste sábado, 18, em Juazeiro do Norte, com a presença das mesmas autoridades. De acordo com o Ministério da Saúde, o investimento total para a ação durante o Outubro Rosa é de R$ 18,9 milhões, com 28 unidades móveis em funcionamento nas cinco regiões do país.
As carretas contam com equipes completas de profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e agentes do cuidado. Entre os serviços oferecidos estão mamografia, ultrassonografia mamária, biópsias e exames anatomopatológicos para diagnóstico do câncer de mama, além de colposcopia, biópsias e procedimentos terapêuticos para rastreamento do câncer de colo do útero.
Os atendimentos são realizados em consultórios climatizados e estruturados, com sala de espera coberta, espaço para pequenos procedimentos ambulatoriais, central de material esterilizado e sala de acolhimento. Cada unidade pode receber até 60 pacientes por vez, oferecendo um ambiente confortável e humanizado para o atendimento.