O ex-governador Ciro Gomes oficializou, nesta quarta-feira, 22, sua filiação ao PSDB, em evento realizado em Fortaleza. Ao lado de Ciro estavam o ex-senador Tasso Jereissati e os ex-prefeitos de Fortaleza Roberto Cláudio e José Sarto. Na ocasião, Ciro agradeceu a Tasso por tê-lo inspirado a retomar a disposição de atuar politicamente.
“Muito obrigado por restaurarem em mim a vontade de seguir lutando”, afirmou.
A entrada de Ciro no PSDB marca o retorno dele ao partido após mais de duas décadas, já que ele havia integrado a legenda nos anos 1990. O movimento é parte da estratégia tucana de reorganizar o partido no Ceará, com Ciro assumindo a presidência estadual da sigla e o prefeito José Sarto, a direção municipal em Fortaleza.
Durante o discurso, Ciro reiterou seu compromisso com o Ceará: “Vou lutar no que estiver ao meu alcance, com muita alegria, ao seu lado [Tasso], mais uma vez, para ver as coisas no Brasil acontecerem.”
O ex-ministro também destacou a necessidade de um processo de reconciliação nacional: “O Brasil precisa construir um grande caminho de reconciliação.”
“Eu já disse que, pelo Brasil, eu morro. Mas, pelo Ceará, eu mato. Eu estou pronto para começar uma tarefa. Eu estou pronto para libertar o Ceará.”
Ciro Gomes
Ciro defendeu ainda a formulação de um projeto de desenvolvimento para o estado, antes mesmo da construção de qualquer candidatura e ressaltou o problema das facções criminosas: “Nós precisamos construir um projeto para o futuro do Ceará. A disputa é como nós vamos resolver o problema do controle da nossa juventude pelas facções e pelo narcotráfico. Nossa tarefa não é simples. Antes de prepararmos uma candidatura, precisamos preparar um projeto para o futuro do Ceará.”
Ao final, o ex-governador reforçou que está comprometido em liderar essa nova fase política ao lado de Tasso Jereissati e demais lideranças tucanas: “Vamos trabalhar, vamos organizar. Mas eu vou cumprir a minha obrigação”.