Home Política Elmano critica leis que permitem que criminosos sejam liberados pouco tempo após...

Elmano critica leis que permitem que criminosos sejam liberados pouco tempo após serem presos

Governador defende mudanças na legislação e cita atuação das polícias estaduais no combate ao crime organizado

Foto: Reprodução

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, afirmou nesta quarta-feira, 22, que as polícias estaduais têm intensificado a prisão de integrantes de facções criminosas, mas criticou a legislação penal brasileira, que permite a liberação de detidos em curto prazo.

Segundo o governador, a atuação do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) tem sido efetiva em todo o estado, mas a medida punitiva é limitada.

“Nós estamos prendendo 90% a mais o número de pessoas de facções e estamos assistindo ainda à situação de alguns deles serem soltos”, disse Elmano.

O governador defendeu uma alteração na lei penal, a ser promovida pelo Congresso Nacional, para dificultar que criminosos liberados retornem rapidamente às atividades ilícitas.

“Esperar que o Congresso Brasileiro possa alterar a Lei Penal Brasileira para que a gente não continue a ter uma situação de estar prendendo mais faccionados, mais gente do crime organizado e, às vezes, eles sendo soltos”, afirmou.

De acordo com Elmano, sete facções criminosas disputam o controle de territórios estratégicos, monopolizando o tráfico de drogas e serviços essenciais à população, como acesso à internet. Juntas, essas organizações são responsáveis por 90% dos homicídios no estado.

Além do aumento de homicídios, as facções também promovem ataques a serviços da população. Entre fevereiro e março deste ano, criminosos incendiaram e depredaram provedores de internet, deixando cidades sem acesso ao serviço. O Comando Vermelho foi identificado como responsável por pelo menos 19 ataques, que incluíram cortes de cabos, incêndio de veículos e disparos contra sedes de empresas em Fortaleza, Caucaia, Caridade e São Gonçalo do Amarante.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile