A sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), nesta quinta-feira, 23, começou em clima de tensão. Um embate verbal entre parlamentares da base aliada e da oposição obrigou a presidência a suspender temporariamente os trabalhos.
O desentendimento envolveu o deputado De Assis Diniz (PT), integrante da base governista, e os pedetistas Cláudio Pinho, Lucinildo Frota e Queiroz Filho, representantes da oposição.
De acordo com o jornalista Miguel Martins, a confusão teve início enquanto o deputado Leo Suricate (Psol) discursava na tribuna e comentava sobre nomes que não apoiaria para o Senado, como o deputado Alcides Fernandes (PL), que tem o apoio do ex-governador Ciro Gomes (PSDB), e o também deputado Júnior Mano (PSB), defendido pelo senador Cid Gomes (PSB).
Durante a fala, alguém mencionou “e o Cueca”, termo utilizado por opositores para se referir ao deputado federal José Guimarães (PT). A provocação gerou reação imediata de De Assis Diniz, que cobrou respeito e classificou o uso da expressão como uma “molecagem”.
Diante da gritaria que tomou conta do plenário, a deputada Larissa Gaspar (PT), que presidia a sessão no momento, decidiu suspender os trabalhos por alguns minutos até que os ânimos fossem controlados.