O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convocou cerca de quatro milhões de beneficiários para realizar a prova de vida. O aviso foi encaminhado por meio do extrato bancário das instituições responsáveis pelos pagamentos dos benefícios.
De acordo com o INSS, os convocados são segurados que não tiveram o procedimento confirmado automaticamente pelos sistemas do órgão. Agora, eles têm 30 dias a partir da data do aviso para realizar a comprovação de vida, sob pena de bloqueio temporário do benefício.
Como realizar a prova de vida
O procedimento pode ser feito de forma simples pelo site ou aplicativo Meu INSS. O segurado deve realizar o login e seguir as instruções para reconhecimento facial, caso seja solicitado.
Em alguns casos, também é possível fazer a prova de vida presencialmente na agência bancária responsável pelos pagamentos, mediante apresentação de documento oficial com foto. Já outras instituições financeiras oferecem a opção online, diretamente pelos aplicativos ou sites próprios dos bancos.
Alerta contra golpes
O INSS reforça que não envia servidores à casa dos beneficiários, nem solicita informações pessoais por telefone, e-mail ou aplicativos de mensagem.
De acordo com o órgão, nenhum servidor do Instituto entra em contato para pedir a realização da prova de vida ou ameaçar bloqueio do benefício.
A recomendação é que os segurados desconfiem de mensagens ou ligações fora dos canais oficiais e jamais compartilhem dados, senhas ou documentos com desconhecidos.
Mais informações podem ser obtidas pelos canais oficiais do INSS, disponíveis em meu.inss.gov.br.




