O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), parabenizou o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e os policiais cearenses após o confronto entre criminosos e agentes de segurança, que resultou na morte de sete integrantes de facções em Canindé, no Sertão Central.
“Parabenizo os policiais do Ceará e o governador Elmano de Freitas (PT) pela coragem e determinação no enfrentamento ao crime organizado”, disse Castro em rede social.
Para o político, o confronto “mostra, mais uma vez, que essa é uma guerra que não tem fronteiras e exige união entre os estados”.
O Governo do Rio de Janeiro realizou uma megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, zona Norte do Rio de Janeiro, na última terça-feira, 28, contra o Comando Vermelho. A ofensiva resultou em 121 mortos.
Parabenizo os policiais do Ceará e o governador Elmano de Freitas (PT) pela coragem e determinação no enfrentamento ao crime organizado.https://t.co/wkn3bRCdt1
— Cláudio Castro (@claudiocastroRJ) October 31, 2025
Confronto no Ceará
Sete integrantes da facção criminosa Comando Vermelho morreram na madrugada desta sexta-feira, 31, durante um intenso confronto com forças policiais no bairro Campinas, em Canindé, no Sertão Central do Ceará. A área é conhecida por ser dominada por uma facção rival.
Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML). Com o grupo, a polícia apreendeu fuzis, pistolas, revólveres, granadas, dezenas de munições e um veículo.
De acordo com apuração da reportagem, os criminosos teriam se deslocado até o bairro Campinas com o objetivo de tomar o controle da região. No entanto, foram surpreendidos por equipes do Raio, Cotar (Comando Tático Rural), FT (Força Tática), FT Rural e do Policiamento Ostensivo Geral, resultando em uma troca de tiros que culminou nas mortes.
Após o episódio, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, se pronunciou nas redes sociais, elogiando a atuação das forças de segurança. “Nenhum policial morto. Nenhum inocente alvejado. A população protegida. Parabéns à nossa Polícia Militar do Ceará”, publicou.
