Home Geral Batman, Piroca e Caralho: confira os nomes inusitados revelados pelo IBGE

Batman, Piroca e Caralho: confira os nomes inusitados revelados pelo IBGE

A influência da cultura pop também se reflete nos nomes registrados. O herói japonês dos anos 1990 inspirou 53 brasileiros batizados de “Jaspion”, cuja idade mediana é de 32 anos

Foto: William Tung

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nessa terça-feira, 4, os nomes registrados no Brasil, dos mais populares aos menos comuns, com base no Censo Demográfico de 2022. Alguns registros, no entanto, são bastante curiosos.

Conforme o Instituto, 31 pessoas têm o sobrenome “Bosta”, sem especificação de onde estão localizados no Brasil, e 152 atendem por “Piroca”. Desses 152, 82 vivem em Santa Catarina e 55 no Rio Grande do Sul. Já o sobrenome “Caralho”, que o instituto acredita ter surgido de erro no registro civil, aparece em 925 brasileiros, sendo Niterói (RJ) o município com maior concentração proporcional com esse sobrenome (0,004% da população), seguido por Brasília, com 0,0009%.

Outro dado que chama atenção é o dos 31 brasileiros com o sobrenome “Porra”. 19 deles moram em São Paulo, e 14 vivem em São Carlos. O IBGE não detalhou onde residem os demais.

A influência da cultura pop também se reflete nos nomes registrados. O herói japonês dos anos 1990 inspirou 53 brasileiros batizados de “Jaspion”, cuja idade mediana é de 32 anos. Já o sobrenome “Batman” aparece em 32 pessoas, com 20 delas no estado de São Paulo. Entre os 48 Vandame identificados no país, a idade média é de 25 anos.

Segundo o IBGE, erros de digitação podem gerar nomes ou sobrenomes atípicos, como “Carvalho” (Caralho) e “Costa” (Bosta). Ainda assim, o órgão optou por manter todos os registros na base pública, já que não é possível determinar se os casos mais inusitados são fruto de engano ou escolhas intencionais no momento do registro.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile