A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira, 13, o ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Alessandro Stefanutto. A detenção faz parte de uma nova etapa da Operação Sem Desconto, conduzida em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), que investiga um esquema de fraudes contra aposentados e pensionistas em todo o país.
Stefanutto havia sido exonerado do cargo em abril, logo após as primeiras fases da operação revelarem irregularidades envolvendo descontos associativos indevidos em benefícios previdenciários.
Nesta nova fase, a PF cumpre 63 mandados de busca e apreensão, 10 de prisão preventiva e outras medidas cautelares em 15 estados e no Distrito Federal. As ações acontecem nos estados do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
De acordo com a Polícia Federal, os alvos são suspeitos de integrar uma organização criminosa responsável por inserir dados falsos nos sistemas do INSS, aplicar golpes previdenciários e ocultar o dinheiro obtido de forma ilícita.
As investigações apuram crimes de falsidade ideológica, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de lavagem e ocultação de bens.




