O município de Quixeramobim, no Sertão Central, continua em negociação com diversas empresas e multinacionais em busca de fechar contratos para a instalação no Porto Seco José Dias de Macêdo, enquanto o empreendimento segue sendo construído. A nova atualização é de que o Mercado Livre, que estava em negociação em junho deste ano, vai se instalar no Porto Seco. A informação exclusiva foi concedida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Afrânio Feitosa, em entrevista ao programa SerTão Conta Mais, da SerTão TV, nesta quinta-feira, 20.
De acordo com Afrânio, vão se instalar no Porto Seco, a gigante global do agronegócio e alimentos Cargill e a Comerc, empresa brasileira de soluções em energia renovável que opera no Mercado Livre de Energia, além da gigante do e-commerce Mercado Livre.
As três empresas se juntam à Vibra (ex-BR Distribuidora), ao Grupo J. Macêdo (dono das marcas Dona Benta, Petybon e Sol, entre outros) e Grupo Mateus (responsável pela rede de supermercados de mesmo nome), que já haviam sido confirmados para o empreendimento.
Algumas empresas possuem contrato de confidencialidade com a Value Port Terminais Multimodais, portanto, não podem ser divulgadas, segundo o secretário.
O projeto Porto Seco José Dias de Macêdo, conduzido pela Value Global Group, abrangerá uma área superior a 362 hectares e será implementado em duas fases. A projeção da empresa aponta para um investimento total de R$ 1 bilhão.
A primeira fase das obras receberá um aporte de R$ 350 milhões e gerará 1.300 empregos. A previsão é que a conclusão e o início da operação ocorram em agosto de 2026. A segunda fase, que inclui o processo de alfandegamento junto à Receita Federal, tem previsão de conclusão para 2027.
O empreendimento facilitará a armazenagem e movimentação de cargas, e futuramente, o despacho aduaneiro. Isso trará diversas vantagens competitivas, como a otimização de custos e maior agilidade logística. Além disso, a Value planeja a construção de um distrito industrial.
O projeto do porto seco conta com a parceria com a Prefeitura de Quixeramobim e o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE).
