O Ministério Público do Ceará (MPCE) desencadeou, na manhã desta quinta-feira, 27, a Operação “Espectro”, que investiga possíveis irregularidades na contratação de máquinas pesadas pela Prefeitura de Pires Ferreira. A ação é conduzida pela Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) e conta com apoio de promotores de Justiça e da Polícia Civil.
Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em endereços ligados a agentes públicos, empresários e empresas nas cidades de Pires Ferreira, Fortaleza e Meruoca. Documentos e materiais apreendidos serão analisados durante o andamento das investigações. As ordens judiciais foram autorizadas pelo Tribunal de Justiça do Ceará e fazem parte de um procedimento investigatório criminal que tramita na Procap.
De acordo com o MPCE, há indícios de superfaturamento e inexecução contratual nos serviços de locação de máquinas pesadas contratados pelo município. As apurações também investigam a possível prática de peculato, falsidade ideológica e associação criminosa, com indícios de participação de uma autoridade com foro por prerrogativa de função.
As contratações sob suspeita somam cerca de R$ 1,3 milhão, apenas entre os anos de 2021 e 2023. As investigações seguem em curso.
