32 casais selaram a união matrimonial em um casamento comunitário, realizado nesta sexta-feira, 28, no município de Banabuiú. A iniciativa foi da gestão municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho e da Secretaria de Cultura.
A cerimônia de paz foi celebrada pelo juiz da comarca de Quixadá, Welithon Alves de Mesquita. O evento aconteceu no ginásio coberto João Claudino que recebeu uma decoração especial, reunindo pessoas de todas as faixas etárias, de jovens a casais da terceira idade.
É a primeira vez que uma gestão do município de Banabuiú realiza um casamento comunitário. A secretária de assistência social e Primeira-Dama do município, Joelle Coelho, destacou o empenho na organização da festa. “Cada detalhe foi pensado com dedicação, para que cada casal vivesse uma experiência única e inesquecível. Acreditamos no poder do amor, da família e da construção de histórias que fortalecem nossa comunidade”.
Pregado por várias religiões como um símbolo de amor e de cumplicidade, o casamento é envolto de custos legais, o que muitas vezes impede que os casais, embora tenham o desejo, consigam casar em função de outras prioridades. No casamento comunitário em Banabuiú, todos os custos foram arcados pela gestão municipal.
O prefeito de Banabuiú, Marcílio Coelho, falou sobre o orgulho de promover uma ação social em prol de famílias banabuienses. “O primeiro Casamento Comunitário de Banabuiú foi um dia histórico! Foi uma honra acompanhar esse momento tão especial na vida de cada família, celebrando um sonho que agora se torna realidade”.