A Assembleia Geral dos Governadores e Governadoras do Nordeste, realizada nessa segunda-feira, 1°, em Teresina, no Piauí, consolidou a marca de 26 bilhões de reais em investimentos para novas indústrias em 39 propostas de créditos. Estes são os números do Ceará relativos ao Chamada Nordeste.
Ao todo, 189 propostas de todos os nove estados foram selecionadas nesta que é a primeira ação articulada entre todas as instituições financeiras federais de fomento, com apoio do Consórcio Nordeste e da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
O Nordeste garantiu a aprovação de 189 projetos estruturantes que somam 113 bilhões de reais em investimentos que irão transformar a base industrial da região. O resultado dos projetos selecionados da Chamada Pública da Nova Indústria Brasil (NIB), que contempla propostas dos nove estados nordestinos, é quase 11 vezes superior à estimativa inicial de 10 bilhões de reais.
Das propostas selecionadas, 74% são de micro, pequenas e médias empresas; 32% foram projetos em consórcio com outras empresas; e 77% envolveram a cooperação com instituições de ciência e tecnologia.
A vice-governadora Jade Romero, que representou o governador Elmano de Freitas no evento do Consórcio Nordeste, falou sobre os investimentos para o Ceará.
