Home Saúde Anvisa oficializa registro da vacina contra dengue do Instituto Butantan; imunização deve...

Anvisa oficializa registro da vacina contra dengue do Instituto Butantan; imunização deve começar em 2026 pelo SUS

Batizada de Butantan-DV, a vacina é a primeira do mundo a oferecer proteção contra a dengue em dose única para as quatro cepas do vírus

Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) oficializou, nesta segunda-feira, 8, o registro da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. A publicação no Diário Oficial da União marca a conclusão do processo regulatório e autoriza a fabricação e a distribuição do imunizante, que será destinado exclusivamente ao Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde pretende iniciar a aplicação das doses em 2026.

Segundo a Anvisa, o imunizante passou por todas as etapas de avaliação exigidas e demonstrou segurança, eficácia e qualidade. O instituto paulista deverá continuar realizando estudos adicionais e monitoramento pós-registro para acompanhar o desempenho da vacina entre os brasileiros.

O produto usa a tecnologia de vírus vivo atenuado, já conhecida em outros imunizantes utilizados no Brasil, como as vacinas contra poliomielite, febre amarela e tríplice viral. A indicação inicial é para pessoas de 12 a 59 anos, faixa que poderá ser ampliada conforme resultados de novas pesquisas.

Em novembro, o Butantan informou ter cerca de 1 milhão de doses prontas e estimou alcançar mais de 30 milhões até a metade de 2026.

Batizada de Butantan-DV, a vacina é a primeira do mundo a oferecer proteção contra a dengue em dose única para as quatro cepas do vírus. Ela foi criada por meio de uma parceria do Instituto Butantan com a empresa chinesa WuXi Vaccines.

De acordo com a análise apresentada à Anvisa, o imunizante alcançou eficácia global de 74,7% contra casos sintomáticos e chegou a 89% de proteção contra formas graves e quadros com sinais de alarme, conforme dados divulgados em estudo publicado na revista The Lancet Infectious Diseases.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile